O deputado estadual Zeca do PT prometeu denunciar, em Brasília, o que classifica como um abandonado de indígenas em Mato Grosso do Sul.
O deputado relata que, atendendo a uma solicitação de lideranças da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João, visitou a comunidade para conhecer a realidade, mas se surpreendeu com o que encontrou.
“Encontrei uma comunidade sem nenhuma assistência do Ministério dos Povos Indígenas, da Funai e da Sesai… Sem água, sem casa, sem medicamento, totalmente abandonados. Gravei tudo e estou levando a Brasília para dar conhecimento ao Ministério do Desenvolvimento Social e à Casa Civil da Presidência da República”, destacou Zeca.
A área foi adquirida recentemente pelo Governo Federal, após 25 anos de conflito. Porém, na avaliação do deputado, a situação da TI Ñande Ru Marangatu está longe de ser resolvida.
Zeca fez duras críticas à ausência do MPI e acusou dirigentes de se envolverem em atividades puramente políticas nas aldeias de Mato Grosso do Sul.
“Causa enorme estranhamento que o secretário-executivo do MPI, que vive aqui no estado fazendo campanha política e prometendo dinheiro para muitos, sequer tem visitado a comunidade da Ñande Ru Marangatu”, disparou, sem citar o nome de Eloy Terena, que ocupa o cargo no ministério.
Segundo o deputado, a única renda local vem de uma plantação de soja. Todavia, por se tratar de um arrendamento, o ganho com a plantação rende um valor pequeno, aquém do necessário.














