Publicidade
Publicidade

Novos rumos: Riedel furou promessa feita por Reinaldo de anúncio em conjunto

Publicada em: 19/08/2025 08:23 -

 A filiação do governador Eduardo Riedel ao Partido Progressista (PP) descumpre uma promessa feita por Reinaldo Azambuja (PSDB), simbolizando o início de um novo tempo na relação entre as lideranças do Estado.

 

 

Reinaldo prometeu anunciar em conjunto com Riedel as filiações dele ao PL e do governador ao PP. A ideia foi mantida até ontem, quando Riedel anunciou ao presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, que já estava filiado ao PP.

 

Marconi já sabia dos planos de mudança, mas Reinaldo ficou sabendo só ontem que Riedel se filiaria nesta terça-feira, em Brasília, quando o PP e União Brasil oficializam o pedido de federação para a próxima eleição. 

 

A ida de Riedel para o PP e de Reinaldo para o PL pode significar uma nova história para o atual governador. Embora tenha iniciado na vida política por incentivo de Tereza Cristina, Riedel se consolidou na gestão de Reinaldo, com cargo de Secretário de Governo.

 

Reinaldo bancou a candidatura de Riedel, lhe colocando em destaque no governo, onde exerceu função até de Secretário de Obras. Porém, por conta do desgaste dos oito anos de gestão, foi Tereza que pegou nas mãos de Riedel e percorreu o Estado em busca da eleição. 

 

Com ajuda de Tereza e estrutura preparada pelo governo de Reinaldo, Riedel foi eleito e manteve a maioria dos secretários da gestão anterior, o que gerou alguns atritos no início. Com o tempo, Riedel conseguiu fazer mudanças que fizeram o governo deixar de ser apelidado de “Reinaldo 3”. 

 

As intrigas administrativas diminuíram quando Reinaldo assumiu o controle do PSDB e passou a trabalhar nas candidaturas de prefeito, dividindo a liderança entre gestão, com Riedel, e política, sob comando de Reinaldo. 

 

Foram as tratativas políticas que acabaram levando a dupla para caminhos diferentes. Para fortalecer a candidatura de Riedel, a dupla resolveu fazer um acordo com Jair Bolsonaro (PL) e segurar o PL. Para assegurar essa aliança, prometeram filiação ao PL.

 

Riedel não quis mudar para o PL e ficou para Reinaldo a missão. A promessa acabou fazendo as lideranças se separarem, pelo menos no partido, o que para alguns significa uma oportunidade para Riedel caminhar de maneira ainda mais independente. 

 

A mudança de rota de Riedel, por exemplo, ignorando a promessa de Reinaldo, demonstra que ele não deve mais caminhar tão alinhado ou dependente de Reinaldo. Com a ficha de filiação assinada, ele participa de evento nacional do PP nesta terça-feira. Já Reinado, continua no PSDB e deve se filiar ao PL em setembro. 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade