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Safrinha de milho deve crescer 5,4% com desafio de melhorar a logística e elevar processamento do grão dentro do Estado

Publicada em: 24/02/2023 10:09 - Destakms.com.br

quanto que nós conseguimos converter da área de soja para o milho. Essa é a grande discussão que a gente sempre faz. Nós gostaríamos de converter 100% da área mas sabemos que tecnicamente isso não é possível. O ideal seria a gente conseguir ter uma safra de milho em termos de hectare muito similar da soja, mas não é possível. Por isso que nós pensamos o que devemos fazer com esse milhão de hectares que todo ano não vai para o milho, que nós temos que buscar uma diversificação.


A irrigação tem sido uma alternativa, segundo Verruck, para a realização da segunda safra com tranquilidade. “Nós priorizamos inclusive esse ano mais recursos do FCO para a avicultura, suinocultura e irrigação. Da compra de equipamentos para intensificar o processo de irrigação para sair um pouco da questão climática”, citou.


Desafios


A meta da Semadesc, segundo o titular da pasta, é agregar cada vez mais valor a esse milho fazendo crescer o consumo no Estado. Para isso serão necessários investimentos maciços em transporte. “Vamos ter uma safra com custo 27% superior ao que nós tivemos no passado. Isso é preocupante porque obviamente a margem de lucro nao será a mesma. Então nós temos que olhar muito a margem do produtor na produção do milho e por outro lado temos o desafio logístico. Nós vamos entrar numa supersafra de soja no Brasil. Então teremos uma elevação de frete. Neste sentido temos uma dificuldade de recuperação porque nós não avançamos tão rapidamente como gostaríamos nas alternativas de transporte. Então a gente vai ter uma pressão exatamente por causa dessa janela mais curta da aceleração da colheita”, explicou.

O secretário lembrou que o ministério lançou um programa emergencial de recuperação de estradas para a safra. “Diante disto, nós fomos buscar recursos para o grande desafio logístico que temos no Estado e saímos de lá R$ 1 bilhão para o desafio de melhorar a BR-262, a 419 e da recuperação de áreas da construção de acesso da ponte de contornos rodoviários. Então conseguimos avançar um pouco, mas precisamos avançar muito mais”, finalizou.


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