Dois homens foram presos na manhã desta quinta-feira, dia 06 de julho, após se passarem por militares do exército para transportarem 486 quilos de maconha. O motorista José Felipe Alves de Oliveira e o passageiro Paulo Henrique Pereira da Cruz, estavam com uniformes militares e usaram uma caminhonete Toyota Hilux, com falsa caracterização do exército brasileiro.
Conforme o boletim de ocorrência, enquanto a dupla trafegava pela rodovia BR-060, próximo à cidade de Sidrolândia, uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) deu ordem de parada para a dupla que não acatou e fugiu. Segundo o site Campo Grande News, durante a perseguição os homens chegaram a invadir a contramão, mas ao entrarem em uma estrada vicinal deixaram o veículo e se renderam.
Ao serem questionados, os autores informaram que um receberia R$ 5.000,00 e outro R$ 2.000,00 para realizar o transporte da caminhonete de Ponta Porã para Campo Grande, onde iriam aguardar novas instruções. Dentro do carro foram encontrados 14 malas carregadas com maconha.
Durante a ação um veículo Hyundai HB20 também foi apreendido, pois estava fazendo a função de batedor da Hilux. Para conseguir alcançar o veículo a PRF pediu apoio ao Choque e a Polícia Militar da cidade de Ribas do Rio Pardo, que realizaram uma barreira e param o veículo na entrada da cidade. Na HB20 estava Wesley De Araujo Cardoso e Iris Tineu Puerta, que também foram presos em flagrante.
Ainda segundo o registro da ocorrência, a plotagem da Hilux teria sido realizada em Rio Verde, onde Felipe e Paulo moram. Segundo levantado pelas equipes de investigação Wesley e Iris estiveram na cidade por três dias para que a logística do transporte fosse realizada. Posteriormente a droga seria levada para São Paulo, onde Wesley mora.