Publicidade
Publicidade

Eventos históricos de 21 de novembro

Publicada em: 21/11/2022 13:00 - Destakms.com.br

1986 — Decretado o Plano Cruzado II (veja História do Brasil).

164 a.C. — Judas Macabeu, filho de Matatias da família dos asmoneus, restaura o Templo em Jerusalém. Este evento é comemorado todos os anos pelo festival de Chanucá.


235 — O Papa Antero sucede Ponciano como o décimo nono papa. Durante as perseguições do imperador Maximino Trácio, ele é martirizado.


1237 — Riazã é conquistada pelos mongóis, liderados por Batu Cã após alguns dias de cerco.


1676 - O astrônomo dinamarquês Ole Rømer apresenta as primeiras medidas quantitativas da velocidade da luz.


1783 — Em Paris, Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d’Arlandes, fazem o primeiro voo de balão de ar quente sem corda.


1877 — Thomas Edison anuncia sua invenção do fonógrafo, uma máquina que pode gravar e tocar som.


1900 — As pinturas de Claude Monet são apresentadas na galeria Durand-Ruel em Paris.[1]


1905 — O artigo de Albert Einstein que leva à fórmula da equivalência massa–energia, E = mc², é publicado na revista Annalen der Physik.


1910 — Marinheiros a bordo dos navios de guerra do Brasil, incluindo o Minas Geraes, São Paulo e Bahia, se rebelam violentamente no que é hoje conhecido como a Revolta da Chibata.


1920 — Guerra de Independência da Irlanda: em Dublin, 31 pessoas morrem no que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.


1945 — República da Guatemala é admitida como Estado-Membro da ONU.


1953 — O Museu de História Natural de Londres anuncia que o crânio do “Homem de Piltdown”, inicialmente considerado um dos mais importantes crânios de hominídeos fossilizados já encontrados, é uma farsa.


1959 — O disc jockey americano Alan Freed, que popularizou o termo “rock and roll” e música desse estilo, é demitido da rádio WABC-AM por alegações de que ele havia participado do escândalo do jabaculê.


1962 — O Exército de Libertação Popular chinês declara um cessar-fogo unilateral na Guerra sino-indiana.


1964 — A ponte Verrazano-Narrows é aberta ao tráfego. Na época, é a ponte suspensa mais extensa do mundo.


1969 — A primeira conexão permanente da ARPANET é estabelecida entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI Internacional.

1970 — O governador português da Guiné-Bissau determina o início da operação “Mar Verde”, com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri.


1986 — Decretado o Plano Cruzado II (veja História do Brasil).


1995 — O Acordo de Dayton é assinado na Base Aérea de Wright-Patterson, perto de Dayton, Ohio, encerrando três anos e meio de guerra na Bósnia e Herzegovina.


2002 — A OTAN convida a Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia a se tornarem membros.


2017 – Robert Mugabe renunciou formalmente ao cargo de presidente do Zimbabwe, após trinta e sete anos no cargo.


2019 – A Tesla lança o Tesla Cybertruck. Uma gafe ocorre durante o evento de lançamento quando suas janelas “inquebráveis” quebram.




O plano Cruzado foi um plano econômico lançado durante o governo de José Sarney. O plano foi criado em 1986 pelo ministro da Fazenda (Dilson Funaro), o Brasil vivia um grande estado de euforia (grandes inflações, eleições, escassez de alguns produtos…). Foi um ano conturbado, pois em 1985 havia morrido o presidente eleito Tancredo Neves.


As principais medidas tomadas pelo plano Cruzado foram:


- A moeda corrente brasileira que era o Cruzeiro foi transformada em Cruzado, seguido de sua valorização (O cruzado valia 1000 vezes mais);


- Congelamento dos preços em todo o varejo, os quais eram fiscalizados por cidadãos comuns (fiscais do Sarney);


- Antecipação do salário minímo (O governo garantia a antecipação de parte do salário minímo visando assim estimular o consumo);

- Correção automática do salário para acompanhar a inflação.


O plano foi um fracasso, principalmente devido a:


- O principal motivo de fracasso do plano foi o congelamento de preços, que fez a rentabilidade dos produtores cairem para perto de zero quando não faziam os mesmos ter prejuízo, a falta de mobilidade de preços fez os produtos ficarem ausentes do mercados e até leite não era mais encontrado para se comprar, foi a época dos consumidores fazerem “estoque” de produtos em casa;


- O governo não era responsável o suficiente para controlar seus gastos, além de fazer o país perder grandes quantias de reserva internacional;


- A proximidade das eleições fez com que o governos tomasse algumas atitudes populistas, evitando tomar atitudes impopulares para garantir a sobrevida do plano Cruzado.


(Info Escola)


Compartilhe:
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade