Publicidade
Publicidade

Eventos históricos de 03 de novembro

Publicada em: 03/11/2022 09:10 - Destakms.com.br

1911 — A Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico em concorrência com o Ford Model T.

361 — O imperador Constâncio II morre de febre em Mopsuéstia, na Cilícia. No leito de morte, ele é batizado e declara seu primo Juliano, sucessor legítimo.


644 — Omar ibne Alcatabe, o segundo califa muçulmano, é assassinado por um escravo persa em Medina.


1333 — As inundações do rio Arno causam grandes danos em Florença, como registrado pelo cronista florentino Giovanni Villani.


1468 — Liège é saqueada pelas tropas de Carlos, Duque da Borgonha.


1493 — Cristóvão Colombo avista pela primeira vez a ilha de Dominica no Mar do Caribe.


1534 — O Parlamento inglês aprova o primeiro Ato de Supremacia, tornando o rei Henrique VIII chefe da Igreja Anglicana, suplantando o papa e a Igreja Católica.


1783 — O Exército Continental norte-americano é dissolvido.


1821 — Independência da Nicarágua.


1838 — The Times of India, o jornal diário de maior circulação em língua inglesa do mundo, é fundado como The Bombay Times e Journal of Commerce.


1867 — Giuseppe Garibaldi e seus seguidores são derrotados na Batalha de Mentana e não conseguem acabar com o poder temporal do Papa em Roma (isso seria alcançado três anos depois).


1887 — É fundada a Associação Académica de Coimbra, a mais antiga associação de estudantes de Portugal, sendo também fundada a AAC-OAF, o mais antigo clube de futebol em atividade na Península Ibérica.


1891 — Golpe de Três de Novembro: Manoel Deodoro da Fonseca manda fechar o Congresso e decreta estado de sítio, após a aprovação de uma lei que permitia o impeachment do presidente da República do Brasil. Júlio de Castilhos é deposto da presidência (como então eram chamados os governadores) do estado do Rio Grande do Sul.


1898 — A França retira suas tropas de Fachoda (atual Sudão), encerrando o Incidente de Fachoda.


1903 — Com o incentivo dos Estados Unidos, o Panamá se separa da Colômbia.


1911 — A Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico em concorrência com o Ford Model T.


1918 - Áustria-Hungria entra no Armistício de Villa Giusti com os Aliados, e o império governado pelos Habsburgos se dissolve.


A Revolução Alemã de 1918-1919 começa quando 40 000 marinheiros assumem o porto de Kiel.


1930 — Getúlio Vargas torna-se chefe do Governo Provisório no Brasil após um golpe sem derramamento de sangue em 24 de outubro.


1936 — Franklin D. Roosevelt é eleito presidente dos Estados Unidos.


1932 — Panagis Tsaldaris torna-se o 142º primeiro-ministro da Grécia.


1942 — Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha de Koli Point durante a Campanha de Guadalcanal e termina em 12 de novembro.


1943 — Segunda Guerra Mundial: quinhentos aviões da Oitava Força Aérea dos Estados Unidos devastam o porto de Wilhelmshaven na Alemanha.


1946 — A Constituição do Japão é adotada com o consentimento do Imperador.


1957 — Laika se torna o primeiro ser vivo a entrar em orbita espacial a bordo do Sputnik 2.

1964 — Lyndon B. Johnson é eleito para um mandato completo como presidente dos EUA.


1967 — Guerra do Vietnã: início da Batalha de Dak To.


1973 — Programa Mariner: a NASA lança o Mariner 10 em direção a Mercúrio. Em 29 de março de 1974, torna-se a primeira sonda espacial a atingir esse planeta.


1978 — Dominica obtém sua independência do Reino Unido.


1979 — Massacre de Greensboro: cinco membros do Partido dos Trabalhadores Comunistas são mortos a tiros e sete são feridos por um grupo da Ku Klux Klan e neonazistas durante o comício “Morte ao Klan” em Greensboro, Carolina do Norte, Estados Unidos.


1986 — Os Estados Federados da Micronésia conquistam a independência dos Estados Unidos.


2014 — Inaugurado oficialmente o One World Trade Center. É o substituto das Torres Gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova York, depois de ter sido atacada por dois aviões durante os ataques de 11 de setembro.




O Ford T, carro que simboliza o nascimento da era do automóvel, comemorou 114 anos de lançamento. Apresentado oficialmente por Henry Ford em outubro de 1908, ele ganhou rapidamente a fama de produto seguro, simples, confiável e barato, dando início à revolução que colocou o mundo sobre rodas.

Para se ter uma ideia, naquela época os Estados Unidos contavam com menos de 30.000 km de estradas pavimentadas, o que tornava dirigir um desafio tanto para os veículos como para os motoristas. Feitos artesanalmente, os carros então eram vistos mais como um brinquedo de luxo – perigoso, barulhento e caro.

A partir de 1913, Henry Ford desenvolveu o processo de produção em série do Modelo T, que abriu as portas do mercado de massa para o automóvel. Com mecânica simples, robusto e fácil de manter, ele logo caiu no gosto popular. As várias melhorias introduzidas ao longo do tempo o deixaram mais confortável, rápido e econômico. O constante aperfeiçoamento do processo produtivo também trouxe a redução dos custos: lançado por 850 dólares, ele chegou ao último ano de produção, em 1927, custando 290 dólares.

Com essas qualidades, o Modelo T conquistou o público americano e de vários países. Entre seus primeiros proprietários estavam o cientista Thomas Edison e os astros de Hollywood Will Rogers, May Pickford e Douglas Fairbanks. Em 1919, a Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Brasil, com a produção desse veículo e do caminhão da linha.

Seu sucesso gerou também mudanças na estrutura da empresa, com a criação dos primeiros departamentos de cor e design. Em 1920, ele representava mais da metade dos veículos em circulação no mundo e somou mais de 15 milhões de unidades nos seus 19 anos de produção.

Como reconhecimento ao seu um impacto sem igual na história, o Modelo T foi eleito o “Carro do Século” pela Global Automotive Elections Foundation no ano 2000, por um júri de 132 jornalistas de 33 países. Ao quebrar a barreira das distâncias entre as pessoas que viviam isoladas nas comunidades, ele ajudou a transformar os hábitos e estabeleceu novos parâmetros para os sistemas de transporte em todo o mundo.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 182.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com



Compartilhe:
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade