Publicidade
Publicidade

Com mistério sobre vices, temporada de convenções entra na reta final

Publicada em: 29/07/2022 12:17 - -Eleicões 2022

Partidos têm até o dia 5 de agosto para definirem as chapas; Rose, Marquinhos, Riedel e Puccinelli ainda não escolheram vices.



O período de convenções partidárias entra na reta final a partir de hoje. Desta sexta-feira em diante, candidatos e partidos terão só mais uma semana para determinar a formação de suas chapas. Quase tudo está encaminhado, mas a definição dos vices ainda é um mistério.  

A expectativa é de que até o dia 5 de agosto sejam lançados sete candidatos a governador de Mato Grosso do Sul, que sairão de PSDB, PSD, PT, MDB, Psol, União Brasil e PRTB.

No dia 22, o União Brasil oficializou Rose Modesto como candidata a governadora do Estado, porém, o vice será anunciado até a data-limite das convenções, no dia 5 de agosto. O nome mais falado é o de Murilo Zauith, que é vice do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e já foi vice do ex-governador André Puccinelli (MDB).  

Além de Rose, o partido oficializou o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta como candidato ao Senado, além de 25 candidaturas ao cargo de deputado estadual e nove para deputado federal.  

O PSB, que realizou a convenção no sábado, oficializou cinco postulantes a deputado federal e 18 a deputado estadual. O partido também declarou apoio ao candidato do governo, Eduardo Riedel (PSDB), e nacionalmente ao candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem como vice Geraldo Alckmin (PSB). Os vices do PSDB e do PSD podem sair da legenda.

No domingo (24), a federação Rede/Psol lançou o advogado militante da reforma agrária Adônis Marcos de Souza como nome para disputar o governo. Ilmo Candido de Oliveira será o vice, e Anizio Leite Tocchio Júnior é o nome ao Senado, com Marcio Alves Benites como 1º suplente e o 2º ainda sem definição. Na convenção também foram definidos 20 candidatos a deputado estadual e oito a deputado federal.

Sem lançar candidato ao governo do Estado, o partido Novo realizou a convenção na terça-feira. A reunião virtual definiu seis postulantes a deputado federal para a legenda.

 
Calendário

Ontem, às 19h30min, o Solidariedade firmou compromisso com o MDB. O evento ocorreu na sede do partido. O nome do vereador Papy (SD) foi um dos sondados para ser vice de André Puccinelli.

Hoje é o dia da convenção do PDT, que será realizada no Grand Park Hotel, às 17h. O Correio do Estado conversou com o tesoureiro nacional do PDT e presidente do diretório do partido em MS, Marcelo Panella, que confirmou que o partido foi sondado para vice, mas não falou qual candidato o procurou. 

O leque de apoios da legenda é grande e será anunciado na convenção. Os nomes que circulam nos bastidores são os de Rose Modesto, André Puccinelli, Eduardo Riedel e Marquinhos Trad (PSD). No dia 20, Ciro Gomes foi oficializado candidato à Presidência da República, mas ainda não definiu quem será o vice.

A convenção de PT, PV e PCdoB está marcada para amanhã, às 8h30min, na Câmara Municipal de Campo Grande. O nome lançado como candidata a governadora será o da advogada Giselle Marques. O grupo ainda precisa definir o vice e os dois suplentes de senador. No dia 21, o Partido dos Trabalhadores oficializou a candidatura de Lula à Presidência da República, com Alckmin como vice.

Também neste sábado, o PSD e o Patriota vão oficializar o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad como postulante para o cargo de governador de Mato Grosso do Sul.  

O partido ainda não tem um nome definido para vice, mas nos bastidores as conversas apontam que o PSD pensou em tirar o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD) da disputa pelo Senado e lançá-lo como candidato na chapa de Trad. O magistrado nega essa possibilidade.

Outros cotados são: a médica Viviane Orro (PSD), de Aquidauana, esposa do deputado estadual Felipe Orro (PSD); o ex-secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto (PSD); e o suplente do senador Nelsinho Trad (PSD), José Chagas dos Santos, de Naviraí.

A assessoria do ex-prefeito confirmou a presença de Marquinhos na convenção, que será realizada às 9h, na Associação Nipo-Brasileira.

No dia 2 de agosto será a convenção do Agir (ex-PTC), que está marcada para começar às 17h e será virtual.

O PL, partido do atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, marcou a convenção para quinta-feira, às 19h, no Ondara. No domingo (24), a convenção nacional do partido oficializou a candidatura de Bolsonaro, que terá como vice o ex-ministro da Defesa general Braga Netto.

Também no dia 4 de agosto ocorrerá a convenção do Republicanos, programada para as 19h, na sede da Colônia Paraguaia.

Último dia

Ao todo, seis partidos deixaram para lançar candidaturas e definir os vices no último dia do prazo das convenções.

O PP, partido da ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, que é pré-candidata ao Senado, realizará a convenção no dia 5 de agosto, às 8h, na sede do Progressistas. A legenda também pode indicar o vice de Riedel.

Já o MDB oficializará o ex-governador André Puccinelli como candidato ao governo do Estado também no encerramento do prazo, às 9h, na Associação Nipo-Brasileira. O pré-candidato ao governo de MS precisa decidir com quem montará chapa. O mais cotado para disputar o Senado é o ex-prefeito de Costa Rica Waldeli dos Santos Rosa (MDB). Ele conta com o apoio do Solidariedade, que pode indicar o vice, o vereador Papy. Puccinelli também estaria em busca de uma mulher em Dourados para ocupar a vaga.

No dia 27, o MDB oficializou a candidatura da sul-mato-grossense Simone Tebet como terceira via para disputar o cargo de presidente da República. Tebet também ainda não definiu o vice.

Ainda no dia 5 de agosto, o Podemos se reunirá para lançar nomes para concorrer a deputado estadual e federal, às 9h, no Rádio Clube Cidade.

O PSDB vai oficializar a candidatura do ex-secretário de Governo Eduardo Riedel à sucessão do governador Reinaldo Azambuja também no dia 5 de agosto, às 10h, na sede do partido. O vice do tucano pode sair de PP, PSB ou do próprio PSDB.  

Riedel faz sigilo sobre o vice, mas nomes como o de Ricardo Ayache (PSB), Coronel David (PL), ligado ao presidente Jair Bolsonaro, e Mara Caseiro (PSDB), que foi prefeita de Eldorado, têm sido citados. O tucano tem o apoio de PL, Republicanos, PP e PSB.

A convenção do Avante está marcada para começar às 13h, na Associação dos Militares Estaduais de MS (AME), e vai lançar ao Senado o ex-procurador de Justiça de Mato Grosso do Sul Sérgio Harfouche. No dia 22, o partido lançou André Janones para presidente do Brasil.

A última convenção será a do PRTB, que oficializará o deputado bolsonarista Renan Contar como candidato ao governo do Estado. Capitão Contar já anunciou que vai montar uma chapa pura e escolheu como vice Beto Figueiró, da mesma legenda. A reunião está marcada para começar às 18h, no Grand Park Hotel.

Após as convenções, a campanha oficial começa no dia 16 de agosto. O horário eleitoral na TV inicia no dia 26 de agosto. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro.

5 DE AGOSTO

É o prazo final para os partidos realizarem suas convenções. Para esta data estão marcadas as convenções de MDB (André Puccinelli), PSDB (Eduardo Riedel) e PRTB (Capitão Contar). 

Compartilhe:
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade