A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se prepara para a disputa eleitoral que vai decidir quem ficará no comando da reitoria entre 2024 e 2028 e sucederá Marcelo Turine, que conclui oito anos de gestão. A expectativa é de que o pleito ocorra em maio e a lista tríplice seja enviada ao Ministério da Educação até junho. 


Grupo de docentes que organizou a defesa da Vacina Já, do protocolo vacinal e do movimento de revogação da Base Nacional Comum Curricular escolheu o professor doutor Marco Aurélio Stefanes, 54 anos, para ser seu representante no pleito. Ele foi presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS) de 2019 a 2023 e faz parte do Conselho Universitário.

Apenas cursos de Direito de universidades públicas obtêm o Selo OAB Recomenda em MS

Pesquisador do programa de pós-graduação em Ciência da Computação, Marco Aurélio afirma que pretende fazer com que o debate sobre a UFMS saia dos muros da universidade e envolva toda a sociedade. Educação, pesquisa, saúde e desenvolvimento serão temas fundamentais.


“Vamos propor mudanças estruturantes em relação a atual gestão”, explica Stefanes. “Promover uma descentralização profunda na organização da instituição, fortalecendo os colegiados de curso, valorizando a licenciatura e estreitando parcerias com a sociedade reforçando o papel da ciência no desenvolvimento”.


Marco Aurélio foi um dos concorrentes de Marcelo Turine na eleição de 2016. Quatro anos depois, preferiu dar prosseguimento ao seu trabalho na Adufms, em meio à pandemia de Covid-19, período que “exigia uma atenção às lutas contra o negacionismo, pela vida, e a proteção aos mais desassistidos da sociedade”.


O professor acredita que agora o desafio é fazer a população valorizar a ciência para poder fazer frente às adversidades que se apresentam para os próximos anos.


“Estamos vindo de vários movimentos na sociedade que aponta para a necessidade do respeito à ciência, a busca do desenvolvimento sustentável e soluções para os dilemas do século 21. É um desafio que devemos estar preparados”, relata Marco Aurélio.


Marcelo Turine deverá encaminhar as propostas para iniciar o processo de eleição do futuro reitor da UFMS para a próxima reunião do Conselho Universitário da UFMS, a ser realizada em 21 de março de 2024.


Até o final deste ano, aproximadamente 24 universidades federais terão novos reitores nomeados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula tem afirmado que respeitará as consultas e a eleição das instituições e nomeará o primeiro da lista tríplice.