O PSD será o partido que mais perderá filiados na janela eleitoral deste primeiro semestre de 2024. Impulsionado pelo ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), o partido chegou a oito vereadores na Capital, mas perdeu força com a saída dele da prefeitura, o que levará a uma debandada grande.


O partido conta hoje com os vereadores Delei Pinheiro, Beto Avelar, Valdir Gomes, Otávio Trad, Silvio Pitu, Professor Riverton, Tiago Vargas e Ademar Coringa, mas a maioria deve sair da sigla.


Apenas Delei Pinheiro e Otávio Trad não demonstraram interesse de sair e contarão com reforço do padrinho político, Marquinhos Trad, para continuar na Câmara.


O ex-prefeito, responsável pelo crescimento da sigla, tentará, novamente, garantir uma bancada para o partido. Desta vez, como candidato a vereador. Ele tentará voltar ao cenário político, após derrota na eleição para o Governo do Estado.


Havia uma dúvida em relação à candidatura de Marquinhos, com possibilidade de apoio à filha dele, mas ele já tem declarado a aliados que ele mesmo será o candidato.


Marquinhos divide o voto dos afilhados, mas também é aposta do partido como puxador de votos, por conta da popularidade que ainda tem na Capital.


Os vereadores que sairão do partido ainda estudam o destino. Silvio Pitu e Valdir Gomes estão acertados com PSDB e Riverton e Beto Avelar com o PP. Tiago Vargas pode ir para o PP ou PL, embora esteja inelegível, e Coringa já conversou com MDB, mas considera permanecer na legenda.