Aindústria automotiva está à beira de uma revolução com o desenvolvimento de um motor movido a água, eficiente e apto para uso diário. Esta inovação representa uma ameaça tanto para os veículos elétricos quanto para os carros a combustão, uma vez que promete eliminar os elevados níveis de poluição associados a estes. Com seu potencial disruptivo, este motor a água pode transformar radicalmente o cenário automobilístico atual.


Entenda porquê só agora esse motor movido a água foi desenvolvido.


A indústria automotiva tem buscado o desenvolvimento de motores movidos a água há algum tempo, geralmente sem sucesso, visto que cada tentativa foi um desastre completo ou simplesmente não eram eficientes o bastante.


Tivemos alguns projetos promissores, entretanto, a maioria deles foi abandonada por diversos motivos. O mais próximo que chegamos ao motor movido a água, que realmente foram tirados da fase de protótipo, foram os veículos a célula de combustível e os movidos a hidrogênio. Mas, ambas as opções ainda são inferiores aos carros elétricos e os a combustão tradicionais, pois sua tecnologia ainda é bastante rudimentar e ineficiente a longo prazo.


Finalmente estamos prestes a presenciar um novo motor movido à água na indústria automotiva. Há alguns anos, Alaeddin Qassemi, um cientista do Irã, conseguiu desenvolver um protótipo funcional. O pesquisador tem trabalhado duro para encontrar uma alternativa aos combustíveis fósseis, e seus esforços recentemente deram um grande passo para a indústria automotiva.


Qassemi afirma ter convertido um Peugeot 405 produzido localmente, que funcionava com gasolina, em um veículo movido a água. Segundo ele, o motor encontrado neste veículo é altamente eficiente, confiável e simples.


Entenda como funciona o novo motor movido a água

Segundo Qassemi, a energia gerada quando a água é separada em hidrogênio e oxigênio, criando uma reação química no processo que é na verdade energia necessária para mover o carro, funciona de forma semelhante a um motor de combustão de hidrogênio, com a diferença que não utiliza um gás altamente inflamável como propulsor.


A célula de combustível de hidrogênio atua através da eletrólise em que as moléculas de água se dividem quando uma voltagem é aplicada aos eletrodos localizados no tanque, que possui uma capacidade de 70 litros e está localizado no lugar dos bancos traseiros.


Quando dirigido de forma econômica, o carro com o novo motor movido a água pode percorrer distâncias maiores que 900 km a uma velocidade de 90 km/h. O que significa que ele pode consumir 6 litros de água a cada 100 km, tornando-o extremamente econômico. Desta forma, as paradas para reabastecimento serão poucas e distantes, sendo mais conveniente que os carros elétricos.


Vantagens do novo motor movido a água

A água é, na verdade, mais potente que a gasolina comum como fonte de combustível. Apenas um litro de água pode gerar até 96 Megajoules de energia, enquanto a gasolina, com a mesma quantidade, pode gerar apenas 29 MJ. Isso não significa que todos conduziram motores superpotentes, no entanto, os carros com certeza teriam potência o suficiente para atender as necessidades da população.


Além disso, os veículos a combustão produzem grandes quantidades de poluentes, sendo o principal deles dióxido de carbono, enquanto o novo motor movido à água desenvolvido pelo cientista produz apenas vapor, que geram basicamente 0 poluentes.


A água é consideravelmente mais barata que a gasolina ou diesel. Apesar da água destilada ser mais cara que a água da torneira comum, ainda pesa menos que o combustível regular, tornando o carro tão econômico quanto um veículo elétrico ou a combustão. Os motores a água oferecem um nível muito mais alto de conveniência pois é possível abastecê-los praticamente em qualquer lugar em um período mais curto.


Fonte: clickpetroleoegas