A Caixa Econômica comunicou o cancelamento da exposição 'O Grito!', que seria exibida na Galeria Principal do espaço Caixa Cultural em Brasília entre 17 de outubro e 17 de dezembro deste ano.


A obra que levou ao cancelamento, segundo nota oficial da instituição, é 'Bandeiras', de Marília Scarabello. Nela, estavam representadas diversas releituras da bandeira nacional que 'retratam os mais diversos imaginários acerca do Brasil', que foram recebidas pela artista desde 2016.


Entre as mais polêmicas, estava uma imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro defecando sobre a bandeira do Brasil. Outra imagem controversa mostrava os ex-ministros Paulo Guedes e Damares Alves (Republicanos-DF), junto do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em uma lata de lixo com as cores do Brasil.


Segundo a Caixa, a suspensão se deu pela identificação de um 'viés político', que fere as diretrizes definidas pelo Programa de Ocupação dos espaços da Caixa Cultural 2023/2024. A direção do banco informou, ainda, que vai investigar a responsabilidade do ocorrido através dos órgãos internos.


R7