Os deputados estaduais voltaram a debater nesta quinta-feira a importância da troca do nome de Mato Grosso do Sul para “o Estado do Pantanal”.


O assunto voltou ao debate com a apresentação de um projeto de lei do deputado Júnior Mochi (MDB), que determina a inclusão da nomenclatura “O Estado do Pantanal” junto ao logotipo dos órgãos estaduais. O projeto não muda o nome só Estado, mas trouxe o assunto para o debate.


Mochi justificou que a inclusão possibilitará a apropriação da grife que é o Pantanal, ressaltando que Mato Grosso do Sul tem dois terços do Pantanal. Ele lembrou que a discussão já foi realizada na Assembleia há alguns anos, mas acabou não vingando, o que lamenta.


O deputado Pedro Kemp (PT) pediu para assinar junto o projeto e pontuou que nunca é tarde para retomar a discussão que considera extremamente importante.


O deputado estadual Zeca do PT recordou que o assunto foi discutido no governo dele e que pessoas do setor mais conservador dizia que queria colocar Estado do Pantanal para oficializar a sigla PT, o que não era verdade.


Zeca lamentou que o Estado perca turistas para o Estado vizinho e defendeu a mudança, reforçando que se o Estado vizinho reclamar, pode ser chamado de “Pantanal do Norte, para saber o que é bom para tosse”.


A deputada Mara Caseiro (PSDB), que usou a tribuna na sequência, aproveitou a oportunidade para dizer que a mudança do nome para Estado do Pantanal seria muito oportuna.


No governo de Zeca do PT os deputados chegaram a falar em fazer plebiscito para mudança do nome, mas acabaram abandonando a ideia. Depois, o então deputado Antônio Carlos Arroyo tentou emplacar o tema novamente, já no governo de André Puccinelli, mas sem sucesso.


foto: Luciana Nassar