Foi sancionado nesta quarta-feira (10), pela prefeita Adriane Lopes, o projeto de Lei do vereador Otávio Trad que dispõe a substituição da sinalização indicativa de vagas, assentos, filas e outros serviços destinados à pessoa idosa.


Atualmente, os pictogramas são representados por uma pessoa curvada e com bengala, o que, segundo o parlamentar é um tratamento pejorativo. “Estamos em uma outra realidade, onde não cabe mais essa imagem. É tratar a pessoa idosa de forma discriminatória e enquanto parlamentar temos a obrigação de mudar esse conceito”.


ETARISMO – O projeto visa alterar a imagem atual, para de uma pessoa ereta com o indicativo “60+” e assim combater o etarismo, que segundo a Organização Mundial da Saúde se refere a estereótipos, preconceito e discriminação direcionadas às pessoas devido à idade.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2022 a expectativa de vida da população masculina chegou a 72,2 e a feminina 79,3.


“Precisamos aos poucos combater o etarismo e todo tipo de preconceito. É preciso respeito e principalmente tratar com dignidade”, ressalta Otávio Trad.