Gestão moderna e digital. Com este lema o Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta terça-feira (18) o passaporte digital equestre, que vai reduzir a burocracia e facilitar o transporte de equinos no Estado.


Esta medida vai ajudar diretamente as modalidades esportivas como laço comprido e hipismo, que precisam fazer a locomoção dos cavalos para várias cidades onde estão sendo realizadas as competições.


Antes, para transportar os animais eram necessárias todas as documentações em relação ao cavalo impressas como GTA, resenha e exame negativo de mormo. Agora, estas informações estarão presentes por meio de aplicativo, que o transportador vai apresentar aos órgãos de fiscalização nas estradas.


"Faz tempo que discutimos a necessidade de digitalizar este processo, com o passaporte equestre que é digital, sendo uma entrega importante ao setor, porque facilita a vida do produtor, diminui custos e preserva e torna segura a questão sanitária", disse o governador Eduardo Riedel.

O lançamento do passaporte foi feito no gabinete itinerante do Governo na Expogrande. "Antes tinha que carregar todos estes documentos impressos no transporte dos equinos, agora vai constar tudo no aplicativo, isto faz parte da meta desta gestão, de reduzir burocracia e tornar os serviços digitais", afirmou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.


A apresentação do aplicativo foi feito pelo ditetor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold. "Simplificar e facilitar o processo. No aplicativo vai poder puxar toda a ficha do animal, tendo disponível a resenha virtual, o GTA digital e os exames que são necessários. Tudo digital", explicou ele.


Para Elvio Garcês, diretor do Parque do Laçador, esta medida vai contribuir muito com a modalidade, que precisa passar por muitas cidades para realização dos eventos esportivos, levando e transportando os cavalos. "Temos 28 mil associados no Estado e este passaporte digital vai ajudar e somar muito para nosso esporte".


Para ter acesso a este passaporte digital o transportador deve baixar o aplicativo "App Transportador da Iagro" e realizar os devidos procedimentos, para dispor desta nova tecnologia digital.


Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS