A semana começa com muito calor em Mato Grosso do Sul, mas o tempo muda a partir de quarta-feira (5), com a chegada de uma frente fria, que irá derrubar as temperaturas em todo o Estado.


De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a previsão para esta segunda (3) e terça-feira (4) indica sol com poucas nuvens, com temperaturas acima de 30°C em quase todo o Mato Grosso do Sul.


As temperaturas elevadas são favorecidos pela atuação de uma circulação anticiclônica, mas a combinação de calor e umidade pode ocasionar pancadas de chuva isoladas e tempestades em algumas regiões.


Entre quarta (5) e quinta-feira (6), uma frente fria oceânica avança e, aliada a um sistema de baixa pressão atmosférica do Paraguai, o deslocamento de cavados e o transporte de calor e umidade, podem favorecer a formação de áreas de instabilidade.

De acordo com o meteorologista Ernesto Alvim, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria deve primeiro trazer chuvas, e depois o frio.


“A massa de ar frio vai passar mais na regão sudeste e não vai ser tão forte, mas vai provocar a chuva e depois o declínio da temperatura”, disse.


A previsão é de chuvas intensas, com grande acumulado, e possibilidade de temporais, com queda de raios e rajadas de vento forte, acima de 50 km/h.


Os maiores acumulados de chuva devem acontecer na quinta-feira, com valores acima de 50 milímetros em 24 horas.


A queda nas temperaturas deve ser mais significativa no fim de semana, mas não deve fazer frio intenso.


Conforme o Cemtec, a mínima prevista é de 16°C no Estado. Já em Campo Grande, termômetros devem oscilar entre 21°C e 32°C.


Na região do Pantanal,Bolsão e norte, são esperadas as maiores temperaturas, que podem chegar a 34°C.


Ainda segundo o meteorologista, a frente fria irá apenas passar, e não ficar estacionada no Estado. Desta forma, as temperaturas devem voltar a subir no início da semana que vem.


Conforme o meteorologista Natálio Abrão, na madrugada de sábado (8), há previsão de nevoeiro entre Ponta Porã e Amambai.