O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) pede ao Governo Federal que reserve em seu orçamento o valor de R$ 1 bilhão por ano, para indenizar os proprietários rurais que estão com suas terras invadidas ou passarão por este problema. Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio e presidente da Comissão de Agricultura, Fernandes propôs um ofício solicitando que a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, faça esta previsão.


Na manhã desta quarta-feira (15), o emedebista convocou uma reunião com os parlamentares para discutir a situação das invasões de terras no Mato Grosso do Sul e solicitar apoio a União. “Acredito que a solução para evitar os conflitos e as invasões é a indenização ao produtor no valor real da terra. Os produtores fazem as suas melhorias e alguns estão há anos no setor, passando de geração em geração o agronegócio. Mato Grosso do Sul é o estado que mais sofre com esta questão, mas essa ação beneficiará todo Brasil. Para começar, acredito que R$ 1 bilhão ao ano seja o suficiente”, destacou o parlamentar.


Estiveram presentes na reunião, e assinaram o ofício junto a Marcio Fernandes, os deputados Coronel David (PL), Mara Caseiro (PSDB), Rafael Tavares (PRTB), Rinaldo Modesto (Podemos), Júnior Mochi (MDB), Pedrossian Neto (PSD), João Mattogrosso (PSDB), Jamilson Name (PSDB) e Zé Teixeira (PSDB).


“Os parlamentares, assim como eu, entendem que são necessárias ações neste sentido. O agro é o setor que mais cresce no nosso Estado, gera emprego, exporta e precisamos dar a confiança para o mercado. Como iremos produzir mais se tivermos essa insegurança? Vamos nos unir a União, a ministra Simone, para conseguir levar da melhor maneira esta pauta”, disse Marcio Fernandes.


Também vão fazer parte da solicitação a Frente Parlamentar de Defesa do Direito de Propriedade e a Comissão da Segurança Pública e Defesa Social, presididas pelo deputado Coronel David.


Yarima Mecchi