O governador do estado Eduardo Riedel cumpriu uma das suas principais promessas de campanha eleitoral e lançou o programa “Compliance” nesta terça-feira (14). A implantação do programa na estrutura governamental promete mais transparência e eficiência ao serviço público.


De acordo com Riedel, a meta de campanha, agora implementada, “é uma transformação que vai ocorrer no dia a dia do poder público, com ações de transparência, boas práticas da administração, prevenção à corrupção e principalmente a boa aplicação dos recursos públicos, com aumento na eficácia das ações de cada pasta”.


Durante a corrida eleitoral para o governo do estado, Riedel promoveu o programa como um grande aliado contra a corrupção na estrutura administrativa do Estado.


A meta de campanha do governador ganhou notoriedade devido aos casos investigados pela Polícia Civil sobre o suposto esquema de desvio de equipamentos na Secretaria de Estado de Educação (SED).

De acordo com a polícia, quase 100 aparelhos de ar-condicionado e 50 fogões, bem como outros dispositivos eletrônicos desapareceram do almoxarifado da pasta e de escolas da Capital.


Na época, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reforçou a segurança do departamento e implantou um monitoramento 24 horas no setor como forma de coibir a ação dos "vândalos”.


Riedel também manteve frente às ações o controlador-geral do Estado (CGE), Carlos Eduardo Girão de Arruda.


“Para implementar programas que mexem na cultura do serviço público, tem de ter o apoio da direção máxima, e isso nós temos”, afirmou Girão entrevista ao Correio do Estado.


“Até o fim deste ano, nós queremos implantar o sistema de compliance em quatro pastas e em suas vinculadas, vamos expandir os trabalhos”.


O programa que também promete ampliar o portal da transparência e facilitar o acesso da população no monitoramento dos processos administrativos vai disponibilizar oito servidores para aplicação do programa e promover as ações.


“Começamos este programa piloto na Setescc e no mês que vem já iniciamos na Secretaria de Saúde. O foco é nas melhorias dos processos, identificar potenciais riscos e assim dar efetividade maior no trabalho e nas entregas das políticas públicas”, explicou Girão.


Compliance

O programa é um conjunto de ações e tem como objetivo principal a prestação de serviços com eficiência, transparência e integridade para a sociedade.


Dessa maneira, podem ser aplicadas normas de qualidade e padrões universais. Desse modo, o conjunto de boas práticas visando não apenas comprovar sua solidez e assegurar o crescimento sustentável, mas também evidenciar a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social.


O programa também promete que os serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado terão mais proteção e qualidade, haverá um aumento da prevenção às fraudes e corrupção, uma melhor aplicabilidade das leis e normas.