O levantamento aponta que o Mato Grosso do Sul continua na décima posição entre os estados com maior incidência de dengue em todo o Brasil. No documento, 26 municípios estão em alerta crítico da doença provocada pelo Aedes aegypti.

São eles: Batayporã, Bodoquena, Bonito, Jaraguari, Caracol, Ladário, Guia Lopes da Laguna, Figueirão, Maracaju, Miranda, Corumbá. Itaporã, Água Clara, Cassilândia, Sidrolândia, Brasilândia, Antônio João, Três Lagoas, Jardim, Bela Vista, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro e Ivinhema. Todos eles registraram mais de dez casos ativos da doença.


A Capital registrou 4% dos índices apresentados pela pasta, sendo 220 casos confirmados por exames laboratoriais. Os resultados normalmente são liberados entre dois a cinco dias, dependendo da demanda.


Crianças e jovens entre 10 e 29 anos seguem sendo maioria dos casos prováveis de dengue, assim como as mulheres, com 51,5% dos casos prováveis durante o período de 13 e 18 de fevereiro. 


Como se prevenir - A doença é transmitida pelo vetor, o mosquito Aedes aegypti. A principal forma de combate é com a redução dos focos de reprodução do inseto, que também é transmissor de outras doenças como a zika e chikungunya.


O boletim epidemiológico pode ser consultado na íntegra, ao clicar aqui.