A solenidade de abertura dos trabalhos referente ao ano de 2023 aconteceu neste dia sete do mês de fevereiro no Plenário “Ver. IRINEU NETO DA SILVEIRA”, desta Câmara Municipal de Caracol/MS, sob a Presidência da Senhora Vereadora. MAGALY DA SILVA GODOY, tendo como Vice-Presidente a Sra. Vereadora SULMEIRE LEITE VIEIRA e como 1º e 2º Secretário Vereador TALLES GABRIEL LEITE IBANES e ZELI M. GARCIA MARIN MACIEL, presentes os demais Vereadores (as): HAROLDO ESCOBAR FRANCO, LIDIANE LOPES LESCANO, LUIZ ANTÔNIO JARSON, RONISON CENTURIÃO PEREIRA E WILLIAN RODRIGUES PACHECO. Após as formalidades legais, com os trabalhos pautados para a abertura dos trabalhos do ano de 2023, estando em horário Regimental e havendo “quórum legal” dando início ao expediente, a senhora Presidente Vereadora MAGALY GODOY “em nome de Deus e na presença dele” declarou aberta a primeira Sessãodo ano do Poder Legislativo, cumprimentou todos os presentes e logo deu início aos trabalhos, anunciou a nova Mesa Diretora, sendo a mesma composta pelos seguintes vereadores (as): Presidente, vereadora SRA. MAGALY DA SILVA GODOY, Vice-Presidente vereadora SRA.SULMEIRE LEITE VIEIRA, 1º Secretário Vereador SR.TALLES GABRIEL LEITE IBANES e 2ª secretária vereadora SRA. ZELI M. GARCIA MARIN MACIEL. Após a formalização da mesa diretora biênio 2023 - 2024, a nobre presidente solicitou para que o Excelentíssimo Prefeito Municipal Sr. CARLOS HUMBERTO PAGLIOSA (Neco), fizesse parte da mesa, e para que o mesmo fizesse o uso da palavra, logo após, a nobre Presidente solicitou para que o Vice – Prefeito SR. OSÉIAS FERREIRA FORTE (Preguinho), também fizesse o uso da palavra. Ato contínuo, a Presidente concedeu o uso da palavra. 

PRESIDENTE MAGALY GODOY

A Presidente reempossada reeleita para o biênio 2023/2024 solicitou que a Vereadora Meire Leite Vice Presidente da Casa assumisse a mesa interinamente para que ela pudesse se pronunciar, que, por sua vez lhe concedeu a palavra;

Em seu pronunciamento cumprimentou a todos os colegas vereadores (as), ao Prefeito municipal Carlos Humberto Pagliosa (Neco), ao Vice Prefeito Preguinho, Chefe de Gabinete Maria Odeth e o esposo Josélio dos Santos, ao assessor Jurídico Dr. Aquis e demais presentes no ato.

Agradeceu a Deus por lhe conceder a oportunidade de continuar presidindo a mesa diretora: Ela Vereadora Magaly Godoy como Presidente, agora a Vereadora Meire Leite como Vice Presidente, o Vereador Talles como 1° Secretário e a Vereadora Zeli como a 2ª Secretária;

Antes de a Presidente pautar suas ações, ela observou emocionada o dia sete de fevereiro data do início dos trabalhos de 2023, mas, principalmente pra ela, que disse que o número 7 é o seu número da sorte, por que no dia 27 de julho de 2007 às 7:00 horas nasceu sua filha Maria Clara que é uma benção em sua vida.

Magaly destaca que o parlamento de Caracol retorna aos trabalhos com muita alegria, com a certeza que está no caminho certo, estreitando laços com o Executivo municipal, apesar de serem poderes independentes, mas, harmônicos entre si. A Presidente ressaltou que nem mesmo no recesso parlamentar ela não deixou de correr atrás das demandas do povo: Participou conjuntamente do Vereador Talles de algumas reuniões, visitas aos Prefeito, solicitando do mesmo a possibilidades de enviar para casa um projeto de lei para adequação do piso nacional para enfermagem, para técnico e auxiliares, conforme a lei 14.434/2022, solicitando também a lei para adequação do novo piso salarial para o magistério na qual foi reajustado pelo Presidente Lula, visitou a Secretária de Saúde Senhora Cristina Pezzini para que tome providências quanto a alta incidência dos casos de Dengue no município, pedindo que não falte remédios na farmácia básica e a possibilidade de solicitar o carro fumacê para Caracol, questionaram referente aos pneus em céu aberto nos lixões, deixou registrado que esteve em visita a Secretária de Assistência Social Célia Viais onde apresentou demandas e foi atendida, novamente em visita ao Prefeito solicitando algumas demandas na Educação, agradeceu a Chefe de Gabinete Maria Odeth, onde solicitou os cortes das árvores que oferecem riscos a população, por fim a Presidente destacou que pela segundo ano consecutivo devolveu ao Executivo o duodécimo, no ano de 2021 foi um montante de R$ 51.309,00 (cinqüenta e um mil trezentos e nove reais) que foi destinado a população de baixa renda que todos passavam por uma pandemia e a casa sentiu a necessidade de ajudar as famílias mais carentes do município e agora no ano de 2022 foi devolvido o montante de R$ 66.206,00 (sessenta e seis mil duzentos e seis reais) para serem investidos em reformas dos prédios públicos municipais, dentre as reformas está incluída a Câmara Municipal.

Concluindo a Presidente agradeceu mais uma vez a todos e que se depender da nova mesa diretora da casa e dos demais vereadores o poder Legislativo continuará trabalhando em harmonia e união com o Executivo.

1º SECRETÁRIO VEREADOR TALLES GABRIEL

Após os cumprimentos às autoridades, colegas, funcionários e demais presentes, o Vereador disse que estão entrando no terceiro ano de mandato, alguns colegas e ele são de primeiro mandato, acreditando estarem fazendo um ótimo trabalho, todos em harmonia e união.

Agradeceu ao Prefeito Municipal por estar sempre atendendo suas demandas dentro do possível, acreditando que não é somente com ele, mas com todos os demais vereadores que com certeza estão contentes com a resposta do Executivo referente às demandas dos demais edis;

O Vereador disse ainda que ao Prefeito que está a disposição para continuar trabalhando em prol a população.

Parabenizou a Presidente Magaly Godoy que sempre vem trabalhando democraticamente, desenvolvendo um excelente trabalho a frente da mesa, sempre amiga e companheira de todos, se orgulha muito de fazer parte da mesa diretora para com ela.

Concluindo disse a população que está disponível para continuar trabalhando por todos.

VEREADORA VICE PRESIDENTE MEIRE LEITE

Após os cumprimentos a nobre edil agradeceu ao Prefeito Neco pela ótima administração a frente do Executivo, agradeceu ainda por atender suas demandas levadas pelo povo que o procura e ainda disse da gratidão de poder ser convidada pela Presidente Magaly a fazer parte da nova mesa diretora; Acreditando continuar com o excelente trabalho que a Presidente vem fazendo, tratando a todos de igual para igual, democraticamente. Desejando a os colegas um ótimo trabalho e que Executivo e Legislativo possam continuar nessa harmonia e união em prol a população.

VEREADORA 2ª SECRETÁRIA ZELI

Cumprimentou a todos agradecendo pela presença, pedindo a Deus para que abençoe os trabalhos dos Vereadores neste ano de 2023 como vêm sendo nos anos anteriores, agradeceu ao Prefeito Neco e ao Vice Prefeito Preguinho pela parceria, onde a Câmara vem trabalhando em harmonia com o Executivo.

Desejou sucesso a Nova mesa diretora e que a Presidente Magaly continue com o belo trabalho que já vêm desenvolvendo.

VEREADORA LIDIANE

Cumprimentou a todos os presentes, agradeceu ao Prefeito Neco pela brilhante administração, disse ainda que o Prefeito pode contar com a Vereadora, onde vêm atendendo a todos os vereadores sem distinção de partido, ela leva a demanda da população e prontamente o Prefeito atende, por isso ela em nome da população agradece.

Terminando sua fala se dirigindo a mesa diretora da casa que Deus possa dar discernimento para que a Presidente Magaly com sua nova mesa diretora continuar oferecendo um ótimo trabalho a todos.

VEREADOR HAROLDO FRANCO

Iniciou sua fala desejando aos demais colegas êxito nos trabalhos e parabenizou ao Prefeito pela brilhante administração no ano de 2022, acreditando que certamente no ano de 2023 não será diferente; Desejou a Senhora Presidente Magaly e ao 1º Secretário sucesso a frente da nova mesa diretora, que continuem democráticos e unidos trabalhando pela população.

No ano passado o Vereador havia solicitado ao Prefeito Neco a possibilidade de retornar na região do Alto Caracol a escolinha do SERVIÇO DE CONVIIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO (o antigo PETI) e neste ano o Prefeito está implantando na região, agradeceu mais uma vez ao Prefeito Neco em nome de todas as crianças do Alto Caracol, concluindo que o povo da região está muito contente com a administração municipal.

VEREADOR LUIZ JARSON

Disse aos colegas Vereadores para continuar unidos como nos anos anteriores; Cumprimentou a nova mesa diretora e desejou sucesso.

Dirigiu a palavra ao Prefeito Neco, para que o mesmo possa continuar contando com o vereador para aprovar projetos em beneficio a população, aproveitou e o parabenizou dizendo que as pessoas procuraram o vereador para parabenizar o Prefeito e a Secretária de Saúde por deixarem a disposição da população a Farmácia Básica aberta para atender aquelas pessoas que por ventura saem da consulta e não tem dinheiro para comprar seus medicamentos, disse ainda que na próxima sessão irá sugerir a secretária de Educação para que em período de recesso e férias escolar a creche fica aberta para atender aquelas crianças cujo os pais trabalham e não tem com quem deixar.

Desejou aos demais colegas um bom trabalho no ano de 2023 e concluiu ficando a disposição da população.

VEREADOR TICO

O Vereador disse que está pronto para continuar lutando pela população, que pra isso que foram eleitos, vai trabalhar levando demandas ao Executivo, aos Deputados, Senadores, enfim, aonde precisar do Vereador Tico estará pronto para lutar pelo povo; 

Parabenizou ao Prefeito Neco por estar sempre atendendo suas reivindicações conjuntamente com seus Secretariados, parabenizou a Presidente Magaly por ser democrática companheira, parabenizou a todos os Vereadores, inteligentes, dedicados, trabalhadores, Caracol tem uma Câmara que debate democraticamente, uma casa coesa e unida.

Destacou a Administração Neco Pagliosa como uma administração trabalhadora e principalmente campeã no quesito dos funcionários públicos, valorizando a classe trabalhadora, funcionários bem remunerados desenvolvem mais e o Prefeito está de parabéns.

Concluiu desejando a todos um ótimo trabalho.

VEREADOR PACHECO

Após os cumprimentos, disse aos colegas, ao Prefeito Neco presente no ato e ao Vice Prefeito Preguinho que neste recesso em suas caminhadas e viagens as pessoas o abordavam e disseram a ele que estão de parabéns pela cidade, administração municipal e os vereadores estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido, inclusive o vereador disse que pessoas que foram embora, quando aposentarem voltarão a morar em Caracol, pois, onde ele passa é só elogios.

Concluiu parabenizando a nova mesa diretora, para que continuem trabalhando em união sempre.


Após a conclusão do pronunciamento de todos. a Sra. Presidente determinou que fosse formada através de Resolução as Comissões Permanentes desta Casa Legislativa, ficando composta da seguinte forma: COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL PRESIDENTE: Vereadora, LIDIANE LOPES LESCANO, RELATOR: Vereador, WILLIAN RODRIGUES PACHECO e MEMBRO: Vereador, TALLES GABRIEL LEITE IBANES; COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO - PRESIDENTE: Vereador, RONISON CENTURIÃO PEREIRA, RELATOR: Vereador, LUIZ ANTÔNIO JARSON e MEMBRO: Vereadora, SULMEIRE LEITE VIEIRA; COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS: PRESIDENTE: Vereador, TALLES GABRIEL LEITE IBANES, RELATOR: Vereadora, ZELI M. GARCIA MARIN MACIEL e MEMBRO: Vereador. HAROLDO ESCOBAR FRANCO; COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL PRESIDENTE: Vereadora, SULMEIRE LEITE VIEIRA, RELATOR: Vereadora, LIDIANE LOPES LESCANO e MEMBRO: Vereador, WILLIAN PACHECO RODRIGUES. 

Fonte: Câmara municipal de Caracol