O prefeito de Ponta Porã, uma das principais cidades de Mato Grosso do Sul, Hélio Peluffo Filho (PSDB), vai renunciar ao cargo nos próximos dias para poder assumir a secretaria estadual de Infraestrutura na gestão do novo governador eleito Eduardo Riedel (PSDB). A informação vem de fontas próximas ao político e também de colunistas daquela cidade.


Oficialmente, Hélio ainda não se manifestou sobre o assunto, mantendo a sua agenda oficial de compromissos municipais para os próximos dias. A expectativa é que o nome dele seja anunciado na tarde desta terça-feira (13), quando Riedel fará uma coletiva de imprensa para anunciar todo o seu primeiro escação administrativo.


A posse do novo governo será no dia 1º de janeiro de 2023, com isso, Hélio Peluffo deve permanecer no cargo de prefeito de Ponta Porã pelo menos até o dia 31 deste mês. Em seu lugar, caso isso seja confirmado, assume o vice-prefeito atual Eduardo Campos (PSDB), que é advogado.


Eduardo é também o secretário municipal de Governo e Comunicação, além de ser produtor rural. Ele tem 61 anos de idade e nasceu em São Paulo (SP) e desde que chegou na cidade vem trabalhando na administração pública, fazendo parte de todas as últimas quatro gestões anteriores a atual.


O mandato de Hélio Peluffo Filho e Eduardo Campos segue até o final dfe 2024, quando acontece a nova eleição municipal. Peluffo está na sua segunda gestão consecutiva e, de qualquer forma, não poderia concorrer novamente. A saída do prefeito já foi comunicada para a sua equipe de assessoria, restando agora apenas o rito oficial por meio da Câmara Municipal local.


A indicação de Hélio Peluffo para o cargo é ‘um presente’ pelo apoio dado por ele ao governador eleito Eduardo Riedel e também à senadora eleita Tereza Cristina (PP).