Aos 53 anos de idade, o biólogo e empresário rural Eduardo Corrêa Riedel (PSDB) é eleito o novo governador de Mato Grosso do Sul. Ex-secretário estadual de Governo e de Infraestrutura por sete anos da gestão tucana, ele vai dar continuidade à gestão do PSDB e marca o êxito do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o primeiro na história sul-mato-grossense a emplacar o sucessor.


Riedel venceu o candidato de oposição e bolsonarista raiz, o deputado estadual Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB). Com 82% dos votos apurados, tucano tinha 652.670votos e 55,96% do total. O oposicionista estava com 513.636 votos (44,04%).


Natural do Rio de Janeiro, Eduardo Riedel assumiu a gestão das propriedades da família em Maracaju, trajetória semelhante a do seu padrinho político. Ele é formado em Biologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com pós graduação em gestão empresarial pela FGV e Gestão Estratégia pelo Instituto Francês Insead.


Riedel foi presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) de 2006 a 2012. Ele foi o principal articulador político da gestão de Reinaldo Azambuja ao comandar a Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica. Por pouco mais de um ano, ele também assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura.


O PSDB conseguiu emplacar o sucessor após mudar a rota do Governo nos últimos meses.