Com três mandados judiciais em Mato Grosso do Sul, a Operação Anjos da Guarda foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (10) para investigar o plano de resgate a líderes de um dos maiores grupos criminosos do país. Prisões preventivas e mandados de busca e apreensão contra integrantes da facção foram cumpridos também em São Paulo e no Distrito Federal.

Advogada do PCC (Primeiro Comando da Capital), que não teve a identidade divulgada, foi presa em Três Lagoas, Segundo a Polícia Federal, o plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, que extrapolavam as suas atividades legais, ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.

A Polícia Federal afirma ainda que, além dos resgates dos chefes do grupo, a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para exigir a soltura de criminosos.

Além de Mato Grosso do Sul, os mandados de prisão são cumpridos no Distrito Federal, Campo Grande, São Paulo, Santos e Presidente Prudente. Segundo o jornal A Folha de São Paulo, entre os presos que seriam resgatados estão lideranças da facção como Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, Cláudio Barbará da Silva, o Barbará, e Valdeci Alves dos Santos, o Colorido.
A operação foi batizada de “Anjos da Guarda” em referência aos servidores da segurança pública que se esforçam e se arriscam dia e noite para proteger a sociedade de criminosos. A ação conta com o apoio do Depen.






Fonte: Folha de campo grande