Depois de mais de um mês sem chuva, a frente fria que está sobre Mato Grosso do Sul traz alerta para tempestade, no Domingo (7), conforme três avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válidos até o meio-dia de amanhã (8). Há aumento da nebulosidade e previsão de chuva em praticamente todo o Estado. Campo Grande está entre as cidades com alerta de tempestade.

Pelo menos 62 cidades podem registrar ventos de até 100 km/h, além de chuva volumosa de 30 a 60 milímetros por hora e até mesmo raios e granizo. Em outras dez, a chuva esperada será entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

De acordo com o Inmet, a mudança no tempo é resultado da aproximação de uma frente fria, que está provocando áreas de instabilidade em toda a região Sul do País e também em Mato Grosso do Sul, especialmente na faixa que compreende o sul, oeste e central do Estado.

MS está em alerta para tempestade com ventos de até 100 km/h
(Foto: Inmet)

Além da capital, são esperados ventos e chuvas com maior intensidade em Anaurilândia, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corguinho, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Com menos volume de chuva, estão as cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Camapuã, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, São Gabriel do Oeste, Selvíria e Três Lagoas.

Em todos os municípios existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O Inmet, recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

SMS

Para evitar tragédias, a Defesa Civil possui um sistema de alerta climático para celulares cadastrados. Quem quiser receber SMS gratuito com os avisos pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.

Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.