O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), o primeiro óbito por varíola dos macacos no Brasil. O óbito de um homem com baixa imunidade foi registrado em Uberlândia (MG) na última quinta-feira.

Ontem o Estado de Mato Grosso confirmou, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, a notificação, em Cuiabá, de dois casos suspeitos da doença.

O Ministério da Saúde criou um Centro de Operação em Emergências para acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a varíola dos macacos, conhecida como monkeypox. O COE será inaugurado na sexta (29).

Causada por um vírus, os sinais e sintomas da doença podem durar entre duas e quatro semanas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. A transmissão por meio de gotículas requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas, por isso, trabalhadores da saúde, membros da família, parceiros e parceiras têm maior risco de contaminação.


Fonte: redação