Morreu na madrugada desta quarta-feira (1º), aos 73 anos, um dos ícones da política sul-mato-grossense, o ex-vereador e ex-secretário Francisco Fausto Mato Grosso. A morte foi confirmada pela família, mas as causas não foram divulgadas.

Engenheiro civil de carreira e militante histórico do antigo PCB, atuou nos governos Lula e Zeca do PT

Paranaense de Ponta Grossa, Mato Grosso foi engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e também era membro da diretoria do Cidadania em MS.

Ele foi vereador de Campo Grande pelos partidos PCB e MDB, entre 1983 e 1988. Também exerceu o cargo de secretário do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi secretário de Planejamento e de Ciência e Tecnologia do Estado e diretor de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, no governo estadual do Zeca do PT.

Fausto teve trajetória de militância de esquerda, foi filiado por vários anos ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), que mudou de nome para PPS e hoje Cidadania.

De acordo com o sobrinho, vereador João César Matogrosso (PSDB), ele estava internado em Campo Grande, porém as causas não foram reveladas.

A família também não informou o horário do velório e sepultamento.


Por: Jonny Dutra