A Prefeitura de Caracol, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SECAP), fechou um acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil para execução do programa Mais Pecuária Brasil com foco no aprimoramento de ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte no município.

Por meio do contrato, a CONAFER se responsabiliza de entregar 600 prenhazes por ano, totalizando 2400 até o final do Programa. Cada uma delas, será confirmada através de diagnóstico de gestação feito por ultrassonografia no período de 60 dias após o ITF.

No momento, estão sendo realizadas articulações das partes documentais. A ideia é que entre 90 a 120 dias será feita a primeira reunião para dar início a parte de extensão e campo.

Serão ofertados 12 tipos de raças, oito delas específicas para leite e quatro para cortes, definidos pelo agente técnico municipal após a análise de campo e perfil de animais de cada produtor.

O programa Mais Pecuária Brasil é de responsabilidade da CONAFER, sendo a Confederação fomentadora dos recursos e encarregada da logística das doses para inseminação dos rebanhos bovinos dos produtores selecionados e enquadrados nos requisitos.

A SECAP estará encarregada da logística para deslocamento do veterinário da CONAFER para aplicação das doses para inseminação dos rebanhos bovinos dos produtores selecionados e enquadrados nos requisitos pelo Agente Técnico Municipal, que estará acompanhando todos os trabalhos a campo, conforme o acordo técnico de cooperação assinado.


Fonte: mídia A

Por: Jonny Dutra